Rio Marambaia

Dos rios secundários da bacia hidrográfica do rio Camboriú, o rio Marambaia é o que está totalmente dentro do território de Balneário Camboriú e sofre o maior impacto da ocupação da mancha urbana. Em função deste impacto, muitos dos corpos hídricos que o formam estão hoje ocultos ou extintos da paisagem urbana, fato este que exalta a importância do registro e difusão desta memória, ilustrada aqui através de relatos de moradores tradicionais e fotografias históricas. Muitas foram as denominações e interpretações deste conjunto hídrico ao longo dos anos, sendo muito difícil precisar com objetividade qual é a sua nomenclatura oficial. Atualmente, ele é popularmente conhecido como Canal do Marambaia, sob influência da existência do hotel Marambaia, que está localizado no pontal norte de Balneário Camboriú, junto às suas margens. Este hotel é um dos empreendimentos mais famosos da cidade, inaugurado em 1964, sendo o primeiro hotel com formato arredondado do mundo, segundo a imprensa da época. Em mapas mais antigos é possível identificá-lo como rio das Ostras. Vale destacar que atualmente este nome é utilizado para a identificação de outro corpo hídrico da cidade, que também será apresentado neste relatório.

Assim como sua nomenclatura, a leitura de seu desenho sofre também influência de diversas interpretações. Desta forma, consideramos que sua estrutura principal é composta por duas nascentes: uma localizada no morro do Urubu, região norte da cidade, e percorre o bairro dos Pioneiros, e a outra, que nasce nas imediações da rua 2400 com a Terceira Avenida, e percorre toda a região central da cidade. Com o encontro destes dois afluentes, próximo de sua foz, o rio ganha volume até desaguar no oceano Atlântico, no canto norte da praia.

É a partir do rio Marambaia que surgem as mais populares denominações dos corpos hídricos do centro da cidade, que estão apresentados nas seguintes publicações: rio Marambaia afluente norte, rio Marambaia afluente sul e Lagoa do Canto.

Deixe um comentário